O Serviço Serviço Diocesano de Animação Bíblico Catequética da Diocese de Joaçaba celebra o Dia do Catequista com uma mensagem compartilhada pelo coordenador Padre Marcos Roberto Medeiros. Acompanhe:
Aos Estimados (as) Catequistas da Diocese de Joaçaba,
Aproxima-se o dia dos Catequistas novamente e, com o coração repleto de alegria, queremos dizer: “Cristo vive! Somos suas testemunhas”. Sim, esta é a grande mensagem que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil imprimiu em nossas mentes e corações ao longo deste mês vocacional, em 2022.
Com esta certeza evangélica, queremos mais uma vez renovar nossa vocação de anunciadores do Crucificado-Ressuscitado, dAquele que nos prometeu: “Eis que estarei convosco até o fim dos tempos”. Nesta certeza de que somos suas testemunhas, voltamos nosso olhar da fé para Ele, presente na Eucaristia, na Palavra, na Comunidade reunida, no pobre que bate à nossa porta, no doente que aguarda nossa visita, na família que confia em nossa ajuda, para que a experiência de discípulos e discípulas seja mais plenamente vivenciada. Voltamos nosso olhar para o Senhor que está vivo e presente no meio de nós!
Estamos sentindo o sopro da Ventania Divina do Espírito de Deus impulsionando a barca de Pedro a ser cada vez mais sinodal. Nossa missão de educadores (as) da fé precisa assumir ainda mais a sinodalidade, permitindo a todos (as) os (as) envolvidos que experimentem a comunhão, a participação e o renovado ardor pela missão.
Sínodo não é mais uma realidade apenas dos bispos e do Papa! É jeito de ser Igreja. É estilo de evangelização, onde não existe maior ou menor, mais importante ou menos importante. Todos somos importantes e necessários! O Ressuscitado conta com cada um (a) de nós para dizer ao mundo: Cristo vive! Somos suas testemunhas.
A experiência do sínodo convida-nos a sermos, sempre mais, companheiros e companheiras, irmãos e irmãs que trilham juntos o Caminho que é o próprio Cristo. Um caminho de conversão, de alegria, de justiça, de fraternidade, de amor, de esperança. Nesse Caminho, nossos pés precisam firmar-se e avançar cada dia.
Nossa Diocese de Joaçaba, com o “Projeto Sementeira”, iniciou um novo tempo. Um tempo de renovação, de busca de respostas concretas para a urgência da Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal.
Este ‘projeto’, agora, está se tornando método, estilo, realidade. Está, também, encontrando algumas resistências. Felizmente, na maioria dos grupos ele tem sido oportunidade de aprendizado, de conversão e de discipulado.
As comunidades que o assumem, experimentam uma renovação: no jeito de ser Igreja, na adesão e comprometimento, frutos da graça Batismal, na vivência do Evangelho. Estamos cientes de que temos “um longo caminho a percorrer”. Muitas são as barreiras a serem vencidas. Muitos são os elementos que precisam ser ajustados.
Mas sabemos também, que “Cristo vive!” Esta certeza anima-nos a seguir em frente. A respeitarmos o tempo e a diversidade que impera em nossas realidades comunitárias. Impulsiona-nos a irmos além porque “para Deus nada é impossível”.
O processo catequético de inspiração catecumenal que, em nossa Diocese, recebeu o nome carinhoso de “sementeira”, é desafiador sim, mas é também encantador. A cada passo dado em prol do bem comum, nos pequenos gestos feitos com amor, podemos afirmar sem temer: “Somos suas testemunhas”.
Portanto, amigos e amigas da Catequese, parabéns pelo seu dia! Ele não é somente em agosto. Muito obrigado por tanta dedicação, criatividade, ousadia e amor. O Evangelho semeado nos corações de todos os (as) envolvidos (as), através do ministério de cada catequista, é semente boa “que produz trinta, sessenta e cem por um”.
Contem com nossa comunhão, sintonia, carinho, admiração. Não se sintam sozinhos (as)!
Sigamos, dia após dia, pelo Caminho que Ele próprio se fez e deixou, o caminho do amor.
Um abraço e todas as bênçãos do céu a vocês, suas famílias e comunidades.
Pe. Marcos Roberto Medeiros
Coordenador do Serviço Diocesano de Animação Bíblico Catequética