Assembleia Diocesana de Pastoral aborda as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Assembleia Diocesana de Pastoral aborda as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Sob a luz do Documento 109 da CNBB que apresenta as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2019 a 2023, foi realizada a Assembleia Diocesana de Pastoral envolvendo todas as paróquias, pastorais e movimentos que formam a Igreja Particular da Diocese de Joaçaba. O encontro foi realizado no Centro de Formação São João Paulo II e foi conduzido pelo padre João Casara da Diocese de Caçador.

Padre João Casara, da Diocese de Caçador

A proposta do encontro foi de fomentar o novo Plano Diocesano de Pastoral que começa a ser desenvolvido a partir do Documento 109 levando em consideração as características da Diocese de Joaçaba que possui 25 paróquias com mais de 626 comunidades distribuídas em 626 municípios. “A contribuição do Padre João Casara foi de extrema importância para que, em unidade, a nossa Diocese possa trilhar seus novos caminhos pastorais a margem das orientações da Igreja no Brasil sempre analisando o mundo urbano, característica latente do século XXI”, afirmou Dom Frei Mário Marquez, bispo diocesano.

A reflexão proposta pelo padre João Casara iniciou com a apresentação do Objetivo Geral das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja que afirma: “Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus , formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”. 

Em sua explanação, detalhou as diversas faces na grande cidade mundial. Entre as quais, destaca-se O Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, O Olhar de Discípulos Missionários, A Igreja nas Casas e a Igreja em Missão. Todo o estudo foi retirado do Documento 109 da CNBB. “A Igreja convida-nos a pescar em águas mais profundas na busca pela vivência cristã, no encontro das pessoas e na vivência da fraternidade”, resumiu padre João.

Estrutura em quatro pilares específicos, Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil nos convida para olharmos a figura de uma casa. Em seu movimento, a Casa permite o ingresso e a saída. É, ao mesmo tempo, o lugar de acolhimento e envio. Com isso, ela remete aos dois eixos inspiradores das Diretrizes: comunidade e missão. 

A partir deste encontro, a Diocese de Joaçaba que caminha rumo aos seus 45 anos, ampliará a discussão sobre as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja na construção do seu Plano Diocesano de Pastoral que já iniciou e que agora, por meio do encontro vivenciado, terá sua continuidade rumo ao trabalho evangelizador junto às comunidades.

 

COMPARTILHAR

Posts Relacionandos

Anterior
Próximo