Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus
Informações de Contato
Telefone:
(49) 3522-1294 / 3521-2161 /
E-mail:
contato@catedraljoacaba.com.br
Site:
Redes Sociais
Sobre
A Paróquia de Joaçaba foi criada em 2 de janeiro de 1930 por Dom Daniel Hostin, bispo de Lages, Diocese a qual a nova Paróquia pertencia. Foi desmembrada das Paróquias do Senhor Bom Jesus de Palmas e de São João Batista de Campos Novos e instalada a Igreja Matriz na capela existente na Vila central de Cruzeiro do Sul (Joaçaba) que era dedicada à Santa Teresinha do Menino Jesus. Estava criada a paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus.
A nova Paróquia possuía um total de 20 capelas, sendo que somente Estação do Herval (atual Paróquia de Herval d’Oeste) é que podia ser considerada território urbano, as demais eram situadas no interior do município;
A Paróquia era atendida pelos Franciscanos e o primeiro Pároco foi o Frei Humberto Zeller. Os Franciscanos permaneceram na Paróquia até os anos 80;
Em 1946 começaram as obras da nova Igreja Matriz, sendo Vigário nesta época o Frei Edgard Loers, pessoa que teve grande importância para Joaçaba, tendo sido mentor e colaborador não somente da Igreja Matriz como também do Hospital Santa Teresinha e do instinto Colégio Cristo Rei. E por esses tempos vivia aqui um Frei chamado Bruno muito querido pelo povo e que mais tarde teria reconhecimento especial do mesmo;
A Igreja Matriz de Santa Teresinha demorou anos para ser totalizada, pois as obras eram concluídas conforme as possibilidades;
No ano de 1975 é instalada a Diocese de Joaçaba aos 14 dias do mês de setembro, tendo por primeiro Bispo Dom Henrique Muller e composta por 24 Paróquias. A Igreja Matriz de Santa Teresinha torna-se então a Catedral de Santa Teresinha, sede do Bispado;
Um evento importante do Calendário da Paróquia desde 1987, é a Caminhada Penitencial Frei Bruno. A mesma surgiu por conta da grande devoção que este povo tem por Frei Bruno, ao qual creditam várias graças. A Caminhada acontece sempre 15 dias após o Carnaval. As primeiras edições não foram realizadas anualmente, mas atualmente é um evento que faz parte do calendário oficial do município de Joaçaba;
Hoje a Paróquia Santa Teresinha possui 14 capelas, sendo 7 na área rural, 7 na área urbana (bairros) e mais 1 ponto da cidade que são celebradas missas mensais.
Catedral
Uma obra que começou a ser concretizada em meados de 1945 por Frei Edgard.
Dom Daniel Hostin, Bispo da Diocese de Lages nomeou Frei Edgard Loers O.F.M. como pároco da freguesia de Joaçaba. Nesta época a Igreja Matriz tinha sua sede atrás do hoje Hospital Universitário Santa Terezinha, sendo uma construção em madeira de pinho e sua entrada uma grande escada.
Com o passar do tempo viu-se a necessidade de construir uma igreja maior, que pudesse abrigar todos os fiéis. O projeto foi encomendado ao arquiteto italiano Ticiano Bettano e o primeiro local cogitado para a construção foi o “campinho do Santini”, onde a molecada “batia a bolinha” (hoje é a Sede do Hemocentro), este, porém não tinha espaço para a obra do arquiteto italiano.
Em 30 de agosto de 1945, a Mitra Diocesana trocou este imóvel com a Prefeitura de Joaçaba, situado na Barra fria, hoje, Avenida Santa Teresinha, este juntamente com outro imóvel pertencente à Mitra dispunha espaço suficiente.
Em fevereiro de 1946 foi construída a primeira Assembleia dos Franciscanos, que tinha como objetivo orientar o início da construção da nova Igreja, todos eram homens casados, pais de família, moradores antigos e representantes da sociedade.
Em 18 de novembro de 1946, começaram as obras da construção da nova matriz com a abertura de valas dos alicerces da capela e da sacristia.
No dia 20 de julho de 1947 foi celebrada a 1ª missa no local da construção. O dinheiro arrecadado na coleta foi destinado inteiramente às obras.
No dia 18 de março de 1948 deu-se início à fundação da torre da matriz e em maio de 1959 foram colocados os vitrais. A Igreja desde então sofreu muitas modificações, mas é um exemplo de edificação, cartão postal da cidade de Joaçaba.