A Diocese de Joaçaba, por meio de seu bispo diocesano, Dom Frei Mário Marquez OFMCap, conforme o Código de Direito Canônico, em seus artigos, Cân. 374 e Cân. 525, informa a criação de duas novas paróquias no município de Concórdia/SC para atender com mais intensidade, proximidade e vínculo nossas comunidades.
A reunião de apresentação aconteceu na noite de 25 de agosto reunindo o bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez, o coordenador diocesano de Pastoral Padre Tiago Willian de Souza, o ecônomo diocesano Padre Joveci Filho, o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário Frei Alex Ciarnoski, o pároco da Paróquia São Cristóvão Padre Rudinei Parizotto, além de religiosos, diáconos permanentes e representantes das comunidades de Concórdia.
De acordo com os dados de 2021 no IBGE, o município de Concórdia possui 75.683 habitantes, sendo que 73% declaram-se pertencentes à Igreja Católica, totalizando uma parcela de 55.651 fiéis. Atualmente, o município é atendido por duas Paróquias: Nossa Senhora do Rosário com 64 comunidades e uma população estimada de 38.300 fiéis e pela Paróquia São Cristóvão com 29 comunidades e uma população estimada de 17.350 fiéis.
Para aproximar ainda mais o processo de evangelização das comunidades e das famílias, a Diocese de Joaçaba criará mais duas novas paróquias a partir da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. São elas:
Paróquia Sagrada Família
Localização: Bairro Nazaré
Paróquia Santo Antônio
Localização: Distrito de Santo Antônio
Próximos Passos:
A partir da apresentação realizada à comunidade na noite da quinta-feira (25), no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, uma Comissão já definida trabalhará nos detalhes de transição para a criação destas novas duas comunidades paroquiais.
A equipe de transição é composta pelo bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez OFMCap, pelo coordenador diocesano de Pastoral Padre Tiago Wiliam Souza, pelo econômo diocesano Padre Joveci Filho, pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário Frei Alex Ciarnoski, além dos leigos Lucila Dalmagro, Mauro e Fabiana da Silva, Ivo Muterle e Adriano Gralha.
Destaca-se que até o dia 31 de Dezembro de 2022, tudo permanece como está, tanto nos aspectos Pastorais, quanto Administrativos. No mês de janeiro de 2023, será realizada uma celebração de envio das novas paróquias na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
E a partir do dia 1º de Janeiro de 2023, as Equipes de Transição Paroquiais irão tratar de detalhes pastorais e administrativos com os novos párocos já nomeados.
Angelo Jr. Radavelli/ASCOM Diocese de Joaçaba