Ampliar a evangelização entre as crianças, jovens e adolescentes é uma das premissas da reestruturação da Pastoral Juvenil na Diocese de Joaçaba. Na tarde do sábado (24), um encontro realizado no Centro de Formação São João Paulo II em Joaçaba reuniu expressões que atuam nas paróquias da Diocese.
O encontro foi conduzido pelo padre Tiago Wiliam Souza, coordenador diocesano de Pastoral e teve o apoio do diácono João Paulo, secretário diocesano de Pastoral. Participaram da reunião representantes da Pastoral da Juventude, Comissão Juventude Paroquial, Juventude Franciscana, Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, Acampamento No Limite com Cristo, Retiro La Casa de Deus e Comunidade Água Viva.
Um dos pontos principais do encontro foi a partilha feita entre os participantes sobre oportunidades e desafios do trabalho com a juventude. Na oportunidade, os representantes expuseram as atividades que estão sendo realizadas com o intuito de ampliar a evangelização das crianças, jovens e adolescentes.
Na sequência, o padre Tiago apresentou o Documento “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina com a Juventude 2022-2028”. De acordo com ele, a ideia é ampliar o diálogo a partir do estudo deste documento e torná-lo um projeto diocesano. “Pretendemos realizar um estudo com profundidade sobre o referido documento e desenvolver ações estratégicas em todas as paróquias da nossa Diocese a partir da inspiração e da dedicação dos jovens que, atualmente, desenvolvem projetos paroquiais”, explicou.
Conforme o planejado, a partir de agora os integrantes terão como missão a leitura do documento, a partilha com os grupos e no próximo ano, alguns encontros serão marcados para a efetivação da Pastoral Juvenil. “Pretendemos construir um projeto a várias mãos para desenvolvermos um projeto pastoral efetivo e duradouro que possa ampliar a evangelização das nossas crianças, jovens e adolescentes e fortalecer o vínculo das nossas famílias”, disse.
Padre Tiago reforçou ainda que “se algum grupo não foi convidado, poderá fazer contato com o Secretariado Diocesano de Pastoral e fazer parte deste momento tão importante na efetivação da Pastoral Juvenil da Diocese de Joaçaba”, completou.
Os participantes da reunião integram as paróquias Santa Teresinha (Joaçaba), São José (Joaçaba), Senhor Bom Jesus (Herval d’Oeste), São Paulo Apóstolo (Capinzal, Ouro, Zortéa e Campos Novos), Imaculada Conceição (Monte Carlo), Nossa Senhora do Rosário (Concórdia), Santo Antônio de Pádua (Ponte Serrada), Santa Catarina de Alexandria (Piratuba), São Jorge (Passos Maia), São Sebastião (Erval Velho), São João Batista (Campos Novos), Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida (Vargem Bonita) e Nossa Senhora da Paz (Água Doce).
Fonte: Angelo Junior Radavelli/AJR Assessoria