Hino de Frei Bruno é um elemento indispensável nas Romarias: acompanhe a história de sua criação

O hino oficial à Frei Bruno, intitulado “Frei Bruno de Deus”, é ingrediente indispensável na Romaria Penitencial à Frei Bruno. Cuidadosamente composta com notas longas, a melodia emociona desde os primeiros acordes e, com breves palavras, a inspirada e pungente canção resume vida e obra do frade franciscano e amplia o sentimento que ela move no coração dos devotos.

O autor, Jaime Telles conta que, ao final da Romaria Penitencial retornava a pé, junto à multidão, no sentido Luzerna Joaçaba, quando outro caminhante puxou conversa. “Confesso que não me recordo se era homem ou mulher. Só sei que eu caminhava apressadamente e estava concentrado em outro assunto e foi uma conversa foi bem rápida. Aquela pessoa pediu se poderia dar uma sugestão, ao que eu assenti. “Você e o professor Roberto Garayo fizeram o hino à Santa Paulina e ficou muito bonito. Bem que poderiam fazer também um hino à Frei Bruno.” Dito isso e talvez algumas outras palavras, perdi o contato com  aquela pessoa, que misturou-se entre os caminhantes, que descontraidamente conversavam. Até hoje não sei quem era. Fiquei com aquilo na cabeça e me senti compromissado. Precisava fazer atender aquela sugestão. Em poucos dias fui ao estúdio do amigo Garajo, junta à sua escola de música, em sua própria residência. Com a letra na mão, bastou cantarolar a melodia que eu trazia em mente e ele, com seu inseparável violão, foi fazendo experimentações e logo percebemos que algo muito especial estava nascendo ali.

Os compositores Jaime Telles e Roberto Garajo

Na romaria do ano seguinte é que apresentamos a obra, que chegou a ser rodada no sistema de som, somente ao final do evento. Porém, quase ninguém notou. Não surtiu efeito. Mesmo assim, ano a ano, o hino foi sendo mostrado e ficou ainda mais lindo quando um dia conseguimos ouvir a multidão, em coro, cantando o refrão: “Nosso Frei Bruno de Deus…”

Só posso agradecer à Deus, também em meu nome do saudoso amigo Garajo, pela inspiração provocada por uma pessoa que dificilmente saberemos quem, e pelo dom desta linda arte que consegue tocar corações com uma mensagem do bem, alusiva a um homem bom que soube fazer o bem sem olhar à quem.” Resumiu Telles, ressaltando que o Hino já cantado por vários outros artistas e também já inserido em celebrações e eventos católicos em Joaçaba e região.

Letra:

HINO DE FREI BRUNO

Jaime Telles e Roberto Garayo

Ele é como um anjo de Deus.

Tantos anos de missão branquearam seus cabelos.

De amor e de fé foram sempre os dias seus,

Amparando seu rebanho e ouvindo seus apelos

Na igreja na rua ou lá no interior,

Um amigo sempre pronto a servir seu semelhante.

Pelos morros do vale deixou marcas de amor

E por isso sua luz continua tão brilhante.

Nosso Frei Bruno de Deus, que Deus o bendiga

e o tenha junto a ele, por ter sido tão fiel,

Que sua santa presença conosco aqui prossiga

E em seu nome nos atenda com as graças lá do céu.

Acompanhe a interpretação do Hino Frei Bruno de Deus:

Posts Relacionandos