A Paróquia São Francisco das Chagas foi criada no dia 21 de janeiro de 1960 pelo decreto (número 1212, registrado no livro de Protocolo 6), de Dom Daniel Hostin, da Ordem Franciscana e 1º Bispo de Lages, desmembrando-a da Paróquia São Paulo Apóstolo – de Capinzal.

Visão da Fachada da Igreja Matriz
Inicialmente a Paróquia contava apenas com a Matriz e cinco comunidades: São Carlos, São Pedro, Nossa Senhora das Graças, São Braz e São Roque. Com a extinção das paróquia de Barra Fria (atendida pelos padres Carlistas de 1953 a 1971) e da Paróquia de Santa Lúcia (Ouro), foram anexadas as comunidades de Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora das Dores, São Roque – Planalto (Erval Velho) e Nossa Senhora do Rosário (Campos Novos), bem como as comunidades São Paulo e Santo Antônio (ambas pertencentes a antiga paróquia dos Capuchinhos). Com o passar do tempo foram criadas as comunidades de São Luiz e Linha Encruzilhada (Nossa Senhora Aparecida).
Atualmente, a Paróquia São Francisco das Chagas é administrada pelo padre Marcos Roberto Medeiros nascido em 22 de novembro de 1979 e ordenado sacerdote em 29 de abril de 2006 por Dom Walmir Alberto Valle (IMC). Antes da atual Paróquia, residiu e exerceu seu ministério em Herval D’ Oeste, Joaçaba (Catedral), Monte Carlo, Lacerdópolis, Joaçaba (Seminário Menor) e Vargem.
Informações sobre a Igreja Matriz
Horários de celebrações: quartas-feiras às 19h, sábados às 19h e nos domingos às 08h30
Endereço: Rua Trinta e Um de Março, 77, área central de Lacerdópolis
E-mail: paroquiasfchagas70@gmail.com
Telefone: (49) 3552-0101