Em comemoração aos seus 50 anos de criação e instalação, a Diocese de Joaçaba lançou um livro histórico abordando trechos da história cinquentenária, bem como informações sobre as suas 27 paróquias, as pastorais, os serviços e os movimentos. O documento foi elaborado em parceria com a Editora Unoesc e apresentado no dia 14 de setembro, durante a celebração do Jubileu de Ouro, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Erval Velho (SC).
Para agradecer o belíssimo trabalho executado e a parceria fundamental para que este projeto se tornasse uma realidade, a Diocese de Joaçaba reuniu dirigentes da Unoesc e integrantes da equipe técnica da Editora Unoesc para um encontro de apresentação dos resultados do Jubileu e da entrega oficial dos exemplares para a Editora e a Universidade.
A iniciativa, realizada na sede da Mitra Diocesana em Joaçaba, contou com a presença do bispo diocesano, Dom Mário Marquez, dos padres Tiago William Souza e Marcos Roberto Fogaça Medeiros, do reitor da Unoesc, Ricardo Antonio De Marco, do coordenador da Editora Unoesc, Tiago de Matia, da agente administrativa da Editora Unoesc, Simone Dal Moro, além da Comissão Organizadora do Jubileu de Ouro da Diocese de Joaçaba, formada por Angelo Junior Radavelli, irmã Marlize Ignácio, Cinthia Santini, Glaucia Arndt e Paula Stechenski Zaccaron.
Na oportunidade, Dom Mário enfatizou a importância desta parceria entre a Editora e a Unoesc. “Estamos muito felizes com o resultado alcançado, na certeza de que este registro histórico servirá de base para a valorização do nosso passado, fonte de inspiração para o presente e de suporte para o futuro da nossa Diocese de Joaçaba. Agradecemos a parceria com a Unoesc e a sua Editora que nos brindam com este lindíssimo projeto que estará disponível em nossas paróquias e comunidades”, comentou.
O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, reafirmou o compromisso social da Universidade com a comunidade. “Fazer parte deste projeto é motivo de orgulho e de muita alegria para a nossa Universidade, que cumpre seu papel social e colabora com a preservação da história de nossa região, e, neste caso em específico, com dados históricos importantíssimos sobre a atuação relevante da Diocese de Joaçaba em toda a nossa região”, explicou.
Após a reunião, os convidados foram recepcionados para um café de agradecimento.
Sobre o Livro da Diocese de Joaçaba
Com cerca de 220 páginas, o livro do Jubileu de Ouro da Diocese de Joaçaba traz elementos significativos da história cinquentenária constituída a partir da dedicação, da presença e do entusiasmo dos bispos diocesanos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e toda a comunidade de fé presente em 31 municípios, 27 paróquias e 626 comunidades.
O compilado de informações traz detalhes sobre a criação e instalação da Diocese, mas também é ilustrado pela síntese histórica de todas as paróquias, as pastorais, os movimentos e os serviços que estão presentes na Diocese de Joaçaba.
Os exemplares deste livro estão disponíveis nas secretarias paroquiais das Paróquias da Diocese.