Diocese de Joaçaba promove Encontro Anual do Clero

Diocese de Joaçaba promove Encontro Anual do Clero

Na terça-feira (13), o Clero da Diocese de Joaçaba esteve reunido para seu Encontro Anual realizado na Paróquia São Roque, localizada no município de Jaborá. Reuniram-se sacerdotes de todas as 25 paróquias, além de representantes do Economato, Serviço de Animação Vocacional, Coordenação Diocesana de Pastoral, além dos colaboradores da Mitra Diocesana de Joaçaba.

O evento teve início com a Celebração da Santa Missa que aconteceu na Igreja Matriz e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez. Na sequência, os padres, juntamente com o bispo diocesano, reuniram-se na Sala de Formação Paroquial para as atividades previstas para o dia.

A primeira apresentação foi do Economato Diocesano que detalhou todo o Relatório Financeiro de 2022 para os presentes. A atividade foi conduzida pelo ecônomo diocesano Padre Joveci Filho com apoio da ITA Gestão Eclesial. “Uma grande oportunidade de promover a transparência das nossas finanças, apresentar nossas dificuldades e oportunidades para fortalecermos ainda mais a evangelização na nossa Diocese”, completou Padre Joveci.

Na oportunidade, Padre Joveci também detalhou que uma das ações previstas para o futuro das finanças da Diocese é um sistema de gestão por meio de canais de transparência em tempo real possibilitando que os sacerdotes da Diocese tenham acesso às informações e movimentações financeiras promovendo um aumento na transparência do Economato Diocesano. Na sequência, os integrantes da Akari Gestão apresentaram suas soluções para redução de gastos na gestão das paróquias. 

A apresentação do Diretório do Diaconado Permanente foi outro ponto importante da Reunião Anual do Clero. A condução foi feita pelo Frei Nolvi DallaCosta, diretor da Escola Diaconal Santa Teresinha do Menino Jesus com o apoio do Padre Gilvani Capitani. O Documento concilia informações relevantes sobre a atuação dos Diáconos Permanentes, bem como, regularizar a Escola Diaconal que formou sua primeira turma em 2022. Também foi apresentado o Diretório da Cúria Diocesana.

Por fim, foi realizada a eleição da Coordenação Diocesana de Pastoral que, por maioria, manteve o padre Tiago Willian Souza pelos próximos três anos à frente das pastorais da Diocese.

“Com certeza, foi um momento especial de unidade do Clero, onde apresentamos o trabalho feito ao longo do ano e projetamos 2023 que, com certeza, será de muito trabalho para todos nós”, resumiu Dom Frei Mário Marquez, bispo diocesano.

 

COMPARTILHAR

Posts Relacionandos

Anterior
Próximo