Na noite desta terça-feira (23), em uma Live realizada no Facebok da Diocese de Joaçaba, o bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez anunciou a retomada das Celebrações de Santas Missas com a presença de público a partir do dia 04 de Julho (Sábado). A decisão vale para as 25 paróquias e mais de 626 comunidades que compõem a área de jurisdição da Diocese de Joaçaba.
Acompanhe como foi a Live:
Acompanhe na íntegra o Decreto Diocesano assinado pelo bispo Dom Frei Mário Marquez:
Decreto Diocesano
Sobre Missas presenciais em tempos de Pandemia
Irmãos e irmãs da Diocese de Joaçaba, desde o dia 17 de março, estamos vivendo uma experiência de isolamento social em face da pandemia do Coronavírus. Seguindo as orientações dos órgãos competentes paralisamos as atividades presenciais, restringindo a presença dos fiéis nas celebrações eucarísticas e atividades pastorais. Iniciou-se nosso isolamento social e para nós cristãos um tipo de exílio, fazendo com que ao longo desses meses nos faltasse à centralidade da nossa vida cristã: a Eucaristia.
Este tempo foi importante para que tivéssemos os devidos cuidados em preservar a nossa vida e a do próximo. Mesmo estando em um momento de incertezas, obedecemos às orientações sanitárias e eclesiais para esse tempo de pandemia. Neste período, vivenciamos a nossa fé expressando nosso amor e nossa esperança pela oração em família.
Os meios de comunicação e as mídias sociais se tornaram uma maneira de mantermos nossos lares conectados tornando-se, uma experiência eclesial inspirada na Palavra de Deus, tornando assim nossos lares, lugar de vivencia da fé, espiritualidade e comunhão como verdadeira Igreja Domestica.
A pandemia ainda não passou. Contudo, neste momento, conforme as orientações dos órgãos civis, entendemos ser possível esta abertura, levando em consideração as restrições previstas para a celebração presencial das missas. Em comunhão com as dioceses circunvizinhas e tendo feito consulta a todos os párocos e administradores paroquiais, decidimos permitir as MISSAS PRESENCIAIS, a partir do dia 04 de julho. Caso em alguma paróquia o pároco ou administrador paroquial, em comunhão com o conselho pastoral, considerar oportuno aguardar alguns dias a mais, poderá ser autorizada tal decisão, se houver justificativa convincente.
ORIENTAÇÕES PARA AS MISSAS
- Todos devem seguir as normas de prevenção e higienização. É fundamental manter o distanciamento social, utilizar apenas 30 % da capacidade do espaço e seguir as demais orientações sanitárias do estado e do município.
- Importante higienizar as mãos ao entrar e ao sair da Igreja.
- É necessário usar máscara durante todo o tempo que permanecer na Igreja.
- Aqueles que pertencem a grupos de risco e os que apresentam sintomas de gripe não devem participar de celebrações presenciais, inclusive ministros extraordinários da Eucaristia, e sacerdotes.
- Orienta-se que as pessoas em situação de risco, ou acima se 60 anos acompanhem as celebrações pelos meios de comunicação, em seus lares.
- Cultos dominicais realizados, tradicionalmente pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia, permanecem suspensos.
- As missas nas comunidades poderão ser celebradas regularmente, conforme as orientações previstas.
- Como anteriormente informado, eventos, festas, formações, catequese, grupo de oração, encontros de movimentos e pastorais continuam suspensos por tempo indeterminado.
- As missas continuem sendo transmitidas pelas rádios ou de maneira on-line para que as pessoas do grupo de risco possam acompanhar e realizar sua comunhão espiritual.
Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina para a retomada das Celebrações
Que santa Terezinha do Menino Jesus interceda por nossa Diocese.
Dada e passada na Cúria Diocesana, Joaçaba 23 de junho de 2020