Diocese de Joaçaba retoma celebrações de Missas com a presença de público a partir do dia 04 de julho

Diocese de Joaçaba retoma celebrações de Missas com a presença de público a partir do dia 04 de julho

Na noite desta terça-feira (23), em uma Live realizada no Facebok da Diocese de Joaçaba, o bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez anunciou a retomada das Celebrações de Santas Missas com a presença de público a partir do dia 04 de Julho (Sábado). A decisão vale para as 25 paróquias e mais de 626 comunidades que compõem a área de jurisdição da Diocese de Joaçaba.

Acompanhe como foi a Live:

Acompanhe na íntegra o Decreto Diocesano assinado pelo bispo Dom Frei Mário Marquez:

Decreto Diocesano

 Sobre Missas presenciais em tempos de Pandemia

 Irmãos e irmãs da Diocese de Joaçaba, desde o dia 17 de março, estamos vivendo uma experiência de isolamento social em face da pandemia do Coronavírus. Seguindo as orientações dos órgãos competentes paralisamos as atividades presenciais, restringindo a presença dos fiéis nas celebrações eucarísticas e atividades pastorais. Iniciou-se nosso isolamento social e para nós cristãos um tipo de exílio, fazendo com que ao longo desses meses nos faltasse à centralidade da nossa vida cristã: a Eucaristia.

Este tempo foi importante para que tivéssemos os devidos cuidados em preservar a nossa vida e a do próximo. Mesmo estando em um momento de incertezas, obedecemos às orientações sanitárias e eclesiais para esse tempo de pandemia. Neste período, vivenciamos a nossa fé expressando nosso amor e nossa esperança pela oração em família.

Os meios de comunicação e as mídias sociais se tornaram uma maneira de mantermos nossos lares conectados tornando-se, uma experiência eclesial inspirada na Palavra de Deus, tornando assim nossos lares, lugar de vivencia da fé, espiritualidade e comunhão como verdadeira Igreja Domestica.

A pandemia ainda não passou. Contudo, neste momento, conforme as orientações dos órgãos civis, entendemos ser possível esta abertura, levando em consideração as restrições previstas para a celebração presencial das missas. Em comunhão com as dioceses circunvizinhas e tendo feito consulta a todos os párocos e administradores paroquiais, decidimos permitir as MISSAS PRESENCIAIS, a partir do dia 04 de julho. Caso em alguma paróquia o pároco ou administrador paroquial, em comunhão com o conselho pastoral, considerar oportuno aguardar alguns dias a mais, poderá ser autorizada tal decisão, se houver justificativa convincente.

ORIENTAÇÕES PARA AS MISSAS

  1. Todos devem seguir as normas de prevenção e higienização. É fundamental manter o distanciamento social, utilizar apenas 30 % da capacidade do espaço e seguir as demais orientações sanitárias do estado e do município.
  2. Importante higienizar as mãos ao entrar e ao sair da Igreja.
  3. É necessário usar máscara durante todo o tempo que permanecer na Igreja.
  4. Aqueles que pertencem a grupos de risco e os que apresentam sintomas de gripe não devem participar de celebrações presenciais, inclusive ministros extraordinários da Eucaristia, e sacerdotes.
  5. Orienta-se que as pessoas em situação de risco, ou acima se 60 anos acompanhem as celebrações pelos meios de comunicação, em seus lares.
  6. Cultos dominicais realizados, tradicionalmente pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia, permanecem suspensos.
  7. As missas nas comunidades poderão ser celebradas regularmente, conforme as orientações previstas.
  8. Como anteriormente informado, eventos, festas, formações, catequese, grupo de oração, encontros de movimentos e pastorais continuam suspensos por tempo indeterminado.
  9. As missas continuem sendo transmitidas pelas rádios ou de maneira on-line para que as pessoas do grupo de risco possam acompanhar e realizar sua comunhão espiritual.

Cada Paróquia observe as orientações da CNBB para as celebrações comunitárias no contexto da pandemia COVID – 19

Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina para a retomada das Celebrações

Que santa Terezinha do Menino Jesus interceda por nossa Diocese.

Dada e passada na Cúria Diocesana, Joaçaba 23 de junho de 2020

COMPARTILHAR

Posts Relacionandos

Anterior
Próximo