Evangelizar a partir da formação litúrgica é uma das premissas do Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Joaçaba para o quadriênio 2022-2025. Seguindo as diretrizes da ação evangelizadora no Brasil e dentro do Pilar do Pão, a Assembleia Diocesana de Pastoral deste ano, que acontecerá no dia 05 de Novembro, no Centro de Formação São João Paulo II em Joaçaba, terá como tema central a Liturgia.
Conforme Padre Tiago Wiliam Souza, coordenador diocesano de Pastoral, a proposta é resultado de um profundo estudo feito nos últimos anos que orientou a atuação da Diocese de Joaçaba nos próximos anos. “Todo o processo de escuta que realizamos com nossas paróquias e comunidades revelou uma grande necessidade de ampliarmos a avançarmos na formação litúrgica para que os fiéis compreendam com mais profundidade o mistério que estão celebrando e também como são preparadas e dinamizadas as nossas celebrações”, explicou.
De acordo com o Plano Diocesano de Pastoral, em seu artigo 32, a urbanização também é um fator chave que colabora com a necessidade de formação litúrgica constante. “No mundo urbano onde somos estimulados constantemente a produzir e consumir, a espiritualidade muitas vezes está sendo esquecida. Por isso, há uma necessidade de as comunidades fortalecerem e investirem cada vez mais em encontros, retiros e atividades que animem a dimensão espiritual das crianças, adolescentes, jovens, casais, idosos… para que seja cada vez mais conhecido, amado e assim possa transformar a vida das pessoas”.
Programação da Assembleia Diocesana de Pastoral
08h00 – Acolhida
08h30 – Celebração Inicial
09h15 – Abertura
09h30 – Assessoria Pe. Claudir Meoti
10h30 – Intervalo
10h50 – Assessoria Pe. Claudir Meoti
12h00 – Almoço
13h00 – Assessoria Pe. Claudir Meoti
14h00 – Agenda diocesana
14h30 – Coordenação Diocesana
15h30 – Celebração de Envio
16h00 – Retorno às paróquias.