Dom Mário Marquez avalia positivamente Romaria Penitencial a Frei Bruno

Dom Mário Marquez avalia positivamente Romaria Penitencial a Frei Bruno

O domingo (08) foi especial para milhares de fiéis que se aglomeraram pelas ruas de Joaçaba em procissão pelo Servo de Deus Frei Bruno Linden. A Caminhada Penitencial teve início na Catedral Santa Teresinha e seguiu até o Cemitério Frei Edgar onde estão sepultados os restos mortais de Frei Bruno, frade franciscano que marcou os locais por onde passou com aspectos de santidade.

De acordo com Dom Frei Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba, o encontro teve um resultado muito intenso para a fé da comunidade. “A 30ª Romaria Penitencial foi muito especial com uma participação muito significativa de romeiros e romeiros de várias regiões de Santa Catarina e de estados vizinhos. Também celebramos as importantes notícias que foram compartilhadas pelo Ministro Provincial dos Franciscanos e também do vice-postulador que nos anima nesta caminhada para a beatificação de Frei Bruno”, explicou.

Na oportunidade, Frei César Külkamp, Ministro Provincial dos Franciscanos, anunciou a nomeação do relator para a Causa de Frei Bruno no Vaticano. De acordo com o Frade, em carta enviada por Frei Estevão, no dia 02 de março, a Congregação para a Causa dos Santos nomeou o monsenhor Maurizio Tagliaferri para o cargo de relator do processo. De acordo com a Carta, Frei Estevão afirma que “Esta nomeação é muito importante porque ele, o relator, vai ler todo o processo, principalmente os depoimentos, e vai emitir um parecer sobre o grau heróico das virtudes vividas por Frei Bruno. Se este parecer for positivo, o que todos nós cremos, o Papa declarará Frei Bruno Venerável. Depois disso, falta apenas a apresentação e aceitação de um milagre que tenha acontecido pela intercessão de Frei Bruno”. 

O Frei Alex Ciarnoski também informou mais uma importante novidade a todos os romeiros e romeiras. Conforme o Frade, em paralelo ao trabalho que está sendo realizado no Vaticano, a Diocese iniciará a produção de um texto, chamado Positio, uma espécie de resumo da vida de Frei Bruno, para falar da importância deste franciscano para nossa vida, para nossa fé. O trabalho será conduzido por Frei Clarêncio Neotti, frade que colaborou com a Comissão Histórica e, recentemente, escreveu dois livros sobre a história de Frei Bruno: uma biografia e uma novena. 

Para Dom Mário são importantes avanços neste processo que iniciou ainda no ano de 2010 em Joaçaba. “Nossa expectativa sempre aumenta com as informações compartilhadas pelos postuladores, vice-postuladores e pelo ministro provincial e acreditamos que, no mais breve possível, nomearemos este Tribunal Eclesiástico para ser sequência ao processo de beatificação de Frei Bruno Linden”, completou.

Dom Mário aproveitou para agradecer a todas as pessoas envolvidas na Romaria, Comissão Organizadora, apoiadores, ministros, sacerdotes, futuros diáconos permanentes e a todos os romeiros e romeiras que fizeram do dia 08 de março, um momento inesquecível! 

Foto: Moacir Beggo

COMPARTILHAR

Posts Relacionandos

Anterior
Próximo