Palavra do Bispo – Agosto de 2020

Palavra do Bispo – Agosto de 2020

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem! É com alegria que retornamos à sua presença por meio do nosso Boletim Diocesano e da nossa Palavra do Bispo publicada em nosso site. Durante os últimos meses, em virtude da pandemia do Covid-19,suspendemos as publicações do nosso Boletim devido às razões de isolamento social o que dificultaria sua entrega para nossas comunidades.

Com o zelo e os cuidados com a vida, estamos animados com esta retomada na certeza de que juntos passaremos por este desafio que assolou a humanidade. Estamos unidos à todas as famílias do Brasil e do mundo que perderam seus entes queridos em decorrência deste vírus e celebramos a vida daqueles que foram recuperados e sobreviveram ou estão lutando contra este mal que tem provocado um problema tão grande em nosso tempo.

Quero compartilhar com vocês que neste tempo de pandemia a nossa Diocese de Joaçaba continuou buscando evangelizar, mesmo com limitações  próprias devido a o isolamento social e as recomendações sanitárias dos órgãos públicos. Nossas celebrações presenciais foram suspensas desde 18 de março quando o Governador do Estado emitiu um Decreto de isolamento para todo o Estado de Santa Catarina. Daquele momento em diante, tivemos que nos reinventar e utilizar os meios de comunicação e das mídias sociais para chegarmos até você. Pela primeira vez na história recente da Igreja, celebrarmos a Quaresma, a  Semana Santa e o Corpus Christi sem a presença dos fiéis em nossas liturgias. Mesmo sem a presença das pessoas em nossos templos; o uso dos canais de comunicação proporcionaram de maneira virtual a participação das celebrações em família, tornando nossos lares Igreja Domésticas.

Apesar de uma Portaria Estadual, publicada no dia 22 de Abril, possibilitar a retomada das Celebrações com a presença de público, a nossa Diocese optou por permanecer em isolamento social neste período entendendo que estávamos em uma situação bastante delicada naquele período. Assim o fizemos e somente no dia 04 de Julho retomamos as nossas Santas Missas com a presença da comunidade seguindo as diversas orientações sanitárias e orientando que as pessoas classificadas como grupo de risco continuem acompanhando pelas mídias sociais.

Nestes mais de 110 dias de isolamento social, realizamos diversas reuniões não presenciais para encaminhamentos em nossa ação evangelizadora. Foram realizadas campanhas e ações sociais voltadas para as pessoas mais necessitadas em nossas Paróquias e Comunidades. Também vimos nossas pastorais e movimentos buscando alternativas, inovando em seu modelo de trabalho pastoral em tempo de pandemia e distanciamento.

Expresso minha gratidão aos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas, futuros Diáconos Permanentes,  Leigos e Leigas e comunidades em geral, por terem tido paciência e cuidado neste período que estamos vivendo. Continua sendo tempo difícil e de cuidado, mas será necessário preservar protegendo a vida, dom de Deus. Possamos irmãos e irmãs, unidos e iluminados pelo Evangelho, cuidarmos uns aos outros e superarmos assim esta pandemia. Ainda não estamos livres, por isso continuemos fazendo cada um a sua parte, colaborando no cuidado. Observemos as recomendações sanitárias incorporando no dia a dia a proteção necessária contra o coronavírus. Continuemos rezando para que tudo isso passe o quanto antes.

Que Santa Teresinha do Menino Jesus e Frei Bruno abençoe a cada um de nós. Amém!

COMPARTILHAR

Posts Relacionandos

Anterior
Próximo