Paróquia São Roque

Informações de Contato

Telefone:

(49) 3526-1191

E-mail:

secretaria@saoroqueparoquia.org.br

Site:

Redes Sociais

Sobre

O ponto turístico mais expressivo de Jaborá é sua Igreja Matriz, um verdadeiro monumento todo feito em blocos de pedra entalhados um a um pelos próprios paroquianos. Sua pedra fundamental, possui uma cavidade interna onde foram colocados documentos como Ata da Fundação e algumas moedas da época.
A fé católica na região de Jaborá teve início no século 20 quando os primeiros habitantes começaram a demonstrar sua devoção. O nome da Paróquia foi oferecido pelo Frei Roque que atendia a comunidade. Neste período, os Jaboraenses recebiam auxílio dos padres residentes em Palmas/PR. A partir de 1930, os sacerdotes da Paróquia Santa Teresinha de Joaçaba começaram a atender a comunidade.

Passados 40 anos como Capela, em 1971, é elevada a Paróquia tendo como seu primeiro pároco Frei Albino Chardong. A data de criação da paróquia São Roque é 8 de junho de 1971, com o decreto 662/71, assinado pelo senhor bispo coadjutor da Diocese de Lages Dom Honorato Piazera. Na ocasião, a Igreja Matriz e a Casa Paroquial já estavam construídas. A imagem de São Roque que está no pedestal na parte da frente da Igreja e que contém 5 metros de altura foi inaugurada no dia 28 de novembro de 2010, na festa de todos os santos.
Atualmente, a Paróquia São Roque de Jaborá atende também o município de Presidente Castello Branco, sendo administrada pelo Padre Ailson Antonio Pazini e Diácono Gilmar Fochesato. Constitui-se de 26 comunidades, e diversos movimentos e pastorais.

Comunidades:

Igreja Matriz – São Roque Águas Belas – Santo Antônio
Alto Andrade – Santa Barbara

Boa Vista – Nossa Senhora do Caravággio

Castelhano – São Paulo

Fazenda São Lourenço – Sagrado Coração de Jesus

Jaborazinho – São Brás

Lageado Andrade – Nossa Senhora Aparecida

Lageado Colônia – Cristo Rei

Linha França – São Camilo

Linha Pinhal – Senhor Bom Jesus

Linha Prestes – Nossa Senhora da Salete

Santa Lúcia – Santa Lúcia

São João da Jacutinga – São João Batista

São Lourenço – São Lourenço

São Luiz – São Luiz

São Miguel – São Miguel

Serraria Brancher – Santa Cruz

Vista Alegre – Nossa Senhora Aparecida

Presidente Castello Branco – Santa Teresinha do Menino Jesus

Banhadão – Santo Antão

Cabeceira – Nossa Senhora do Monte Bérico

Imigra – Nossa Senhora da Salete

Linha Tateto- Santo Expedito

Rancho Grande – Santo Antônio

Salto da Praia – São Cristóvão

Taquaral – Santa Luzia

Município:

Jaborá

Endereço

Rua Lauro Rupp, 70 Centro

Horário das Missas:

A Igreja Matriz fica aberta todos os dias das 08:00 até às 17:30
Celebrações na Igreja matriz todos os sábados às 19:30
1ºSábado: Missa das famílias
2ºSábado: Missa do dízimo
3ºSábado: Missa Vocacional com batizados
4ºSábado: Missa Da Catequese
Na primeira quinta-feira de cada mês, Louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento às 19:30 horas na Igreja Matriz.
Na primeira sexta-feira de cada mês, missa do Apostolado da Oração às 15:00 horas na Igreja Matriz.
Todo Mês, missa na Escola Básica Municipal Alberto Bordin, em horário a combinar.

Clero