Para acolher e aplicar a inspiração catecumenal proposta pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Equipe Diocesana do Serviço de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Joaçaba está construindo e aperfeiçoando o assim chamado “Projeto SEMENTEIRA “.
Este jeito novo de fazer Catequese, que vem sendo gestado a muito tempo. Ele acolhe o ensinamento do Magistério da Igreja, desde Catequese Hoje, do papa João Paulo II até a atualidade.
Foi desenvolvido a partir do final de 2017 e posto em prática nos seis primeiros grupos a partir do advento de 2018. As seis paróquias que aceitaram o desafio de vivenciar o projeto inicial foram: Capinzal, Lacerdópolis, Bairro Santa Tereza, Joaçaba, Herval d oeste, Catanduvas e Ibicaré. Cada uma com um grupo, apenas, para que a equipe diocesana pudesse acompanhar e avaliar o processo feito.
Feita esta primeira etapa, a partir do tempo do advento de 2019, iniciaram novos grupos, sendo vivenciados em 21, das 25 paróquias da Diocese. Estamos muito esperançosos com este caminho feito até aqui. Entregamos ao Senhor, como Dom, este presente que o seu Divino Espírito Santo nos inspirou.
O objetivo maior é facilitar e encantar catequistas, catequizandos, famílias e comunidades pelo projeto de Jesus. O conteúdo, o Evangelho, a pessoa de Jesus Cristo são os mesmos!
O que muda é a maneira de fazer acontecer, o modo de apresentar a mensagem de Cristo.
A experiência é marcada por 4 tempos, o que não significa 4 anos. Tempo do querigma ou do primeiro anúncio. Tempo do Catecumenato ou da catequese. Tempo da iluminação e tempo da mistagogia.
As características que inspiram este novo jeito de educar na fé, recebemos do RICA ritual de iniciação cristã de adultos, restaurado a pedido do papa Paulo VI. É desta fonte conciliar que recebemos a nomenclatura, os ritos, as celebrações.
Queremos, em 2021, quando a Diocese concluir as celebrações dos seus 45 anos de criação, aplicar este novo modelo à todos os grupos de catequese, em todas as paróquias.
Pedimos as orações e a colaboração dos envolvidos no projeto SEMENTEIRA, bem como das demais lideranças de nossas comunidades paroquiais. Louvamos desde já a Boa vontade e a dedicação dos catequistas, familiares de nossas comunidades.
Deus seja louvado pelo testemunho de comunhão que estamos vivenciando.